domingo, 21 de fevereiro de 2016

Bairro Carlos Gomes


Região distante do centro de Campinas, já na divisa com Jaguariúna.
Um dos bairros mais antigos de cidade, formado por um povoado no local, com um pequeno conjunto de casas remanescentes do período de formação da cidade.
Na arquitetura e fachada das mesmas, a tradução de um passado colonial. Uma releitura do tempo.
No presente, a paisagem vai, aos poucos, mudando e a região sendo invadida pela expansionismo imobiliário: condomínios, chácaras, empresas...
O bairro está dentro do circuito turístico da Maria Fumaça, que sai de Anhumas(Campinas) e vai até a estação(histórica e restaurada) de Jaguariúna nos feriados e fins de semana.
Em parte dos trechos que hoje passam locomotivas a vapor, já trafegou, no passado, vagões pertencentes à Mogiana. O que houve, mais recentemente, foram ajustes em bitolas e no percurso para enquadrá-las num trecho de passeios culturais.
Consta que, até uma certa época do passado, o trem somente passava pelo bairro, mas a estação Carlos Gomes(mesmo nome do bairro) foi feita bem depois, com o propósito de facilitar o escoamento de produtos agrícolas.
Praticamente, eram fazendas que haviam na região, e as influências políticas e locais dos aristocratas foram determinantes para a construção desta nova parada. Logo, sua construção foi mais atender aos aristocratas, do que propriamente ao transporte de pessoas. De certa forma, isso faz até sentido, posto que havia poucos moradores nesta região.
Mesmo assim, é perceptível a formação do povoado nos arredores da estação, influenciada pela proximidade com a mesma.
Isso dentro do contexto de políticas urbanas é natural: o nascimento de vilas/povoados nos arredores de algum meio de transporte(no caso, o trem).
Hoje, além dos serviços turístico e histórico, a estação é o principal ponto em que são feitas restaurações/manutenções dos trens e locomotivas antigas.
Vale a pena fazer um passeio de carro por lá, e conhecer um pouco da história ferroviária e surgimento dos primeiros núcleos urbanos.
É um local, aliás, desconhecido por grande parte dos campineiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário