sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Dom Barreto

 DOM FRANCISCO DE CAMPOS BARRETO



Nascimento: 28 de março de 1877.

Localidade do nascimento: Arraial de Souzas.

Paternidade: Joaquim de Campos Barreto e de Gertrudes Leopoldina de Morais

Irmãos: João, Anna, Jesuíno, Ludovina e Aníbal.

Batismo: 21 de abril de 1877

Ordenação como sacerdote:22 de dezembro de 1900, na Catedral de São Paulo

amília tradicional da cidade.

Foi batizado no dia m Ordenado sacerdote no dia.



De maio de 1903 a dezembro de 1904 foi Pároco no Arraial dos Souzas.

Em 1904 foi transferido para a Matriz de Santa Cruz, sendo o seu 5º Vigário.

No dia 09 de março de 1908, o Santo Padre, Papa Pio X, lhe conferiu o título de Monsenhor e de Camareiro secreto,.

No dia 12 de maio de 1911, através da Bula Papal Dilectis filiis erigendo, foi nomeado para primeiro Bispo da nova Diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

No dia 25 de maio, ao meio dia, no Palácio Episcopal, fez a Profissão de Fé e o juramento de fidelidade à Igreja a Dom João Nery, por delegação recebida da Santa Sé.

Sua Ordenação Episcopal foi na Catedral de Campinas, em 27 de agosto de 1911; Seu lema Episcopal era Dominus Regit Me – O Senhor me Governa. Assumiu a Diocese de Pelotas no dia 21 de outubro de 1911. Durante seus nove anos como Bispo de Pelotas, publicou 17 Documentos Pastorais diversos. Em janeiro de 1912 criou o retiro espiritual para o clero e estabeleceu, depois, conferências para os fiéis na Catedral de São Francisco e em vários locais. No dia 30 de junho de 1920, foi transferido para a Diocese de Campinas, através de ato assinado pelo Papa Bento XV. Dom Barreto tomou posse da sua nova Diocese em 14 de novembro de 1920. .



Fundou juntamente com Madre Maria Villac, o Instituto das Missionárias de Jesus Crucificado, religiosas que mantêm trabalho pastoral em diversos países do mundo. Barreto, em meio a comoção geral, disse: “Não tenho medo de morrer, porque espero estar na graça de Deus. Professo ter vivido e querer morrer no seio da Santa Igreja Católica e deposito a profissão de fé nas mãos do Sr. Arcebispo. Procurei sempre cumprir meu dever e agir com reta intenção, mas se porventura magoei a alguém, peço que desculpe e perdoe”. Dom Barreto faleceu às 22h52 do dia 22 de agosto de 1941, no Palácio Episcopal.Seu sepultamento se deu no dia 23 de agosto, na Cripta da Catedral Metropolitana de Campinas. Por ocasião dos 25 anos de seu falecimento, no dia 22 de agosto de 1966, e fazendo cumprir o seu Testamento, seus restos mortais foram trasladados para o Mausoléu da Casa Generalícia das Missionárias de Jesus Crucificado. Hoje traslado na Catedral de Campinas


Nenhum comentário:

Postar um comentário